segunda-feira, 8 de março de 2010

Avó femininista?





8 de Março, Dia Internacional da Mulher, tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e direito de voto no início do século XX na Europa e nos Estados Unidos. Esta data foi adoptada pelas Nações Unidas em 1975 para lembrar tanto as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres como as discriminações e as violências a que muitas mulheres ainda estão sujeitas em todo o mundo. Isto todos nós sabemos…é dos livros…Todavia o que interessa reflectir é, se passados cem anos, será pertinente que este DIA continue a ser calendarizado como tal.
Efectivamente, ainda hoje, em muitos países, a mulher é considerada uma “escrava” um ser inferior ao homem. No nosso caso concreto – Portugal - embora haja ainda alguma discriminação, tem havido uma evolução muito positiva, um atenuar relevante dessa monstruosa injustiça.
O facto de haver um Dia da Mulher e não um Dia do Homem já de si é discriminatório … mas, para além de ser uma chamada de atenção para o problema sério e infelizmente ainda actual, podemos dar volta ao seu primitivo significado e pensarmos que, na verdade, somos dignas de tal comemoração.
Senão, vejamos…
Modéstia à parte diria que nós, mulheres, somos não superiores mas seres mais completos. Raras excepções confirmarão a regra… (Os homens não vão perdoar esta minha “gracinha”)!!!
Não fossem as minhas palavras axiomáticas, basta sairmos de casa 3, 2 ou até 1 dia… e quantos detalhes ficam descurados…e se fossem só detalhes!!!É uma constatação...
Somos de uma sensibilidade singular, de uma força física e anímica copiosa, de um espírito de sacrifício ímpar, de uma perspicácia excepcional - adivinhamos o estado de espírito dos nossos filhos, os seus pensamentos, as suas alegrias, os seus temores, as suas angustias…É a intuição feminina, o tal 6ºsentido, enormemente apurado!...
E depois…somos capazes de fazer estes e muitos outros miminhos…Por estas e muitas outras razões reconheço que devemos continuar a festejar o Dia da Mulher. Somos "multifacetadas", “peças raras”, “somos únicas”!!!
ADORO SER MULHER!!!

Sem comentários: