sexta-feira, 19 de março de 2010

Avó vaticinadora







Nos derradeiros anos de exercício da minha actividade, quase integralmente vividos na Biblioteca da escola, fui confrontada diariamente com pedidos de pesquisa sobre bullying. Os requisitantes faziam parte de turmas de currículos alternativos, provindos, na maioria, de famílias desestruturadas para quem a escola era obrigatória, sob pena da suspensão do rendimento mínimo. Alunos completamente desmotivados que se passeavam pelos recreios molestando os colegas mais novos e desprotegidos e nas salas de aula única e simplesmente massacravam os professores. Numa tentativa paciente, rebuscada, pedagógica mas sempre frustrada de lhes proporcionar outras ofertas, uma variedade infindável de interessantes e formativos temas, o meu esforço era ineficaz, fracassado perante a obsessão, a voracidade com que se deleitavam com aquelas horrendas imagens!!!
Mas onde vamos parar com tanta agressividade, tanta falta de princípios e tamanho desinteresse?!Que futuro vai ser o destes jovens e o da comunidade que os rodeia?!!!
Interrogações pressagiadas
que me atormentavam mas perante o “statu quo” todos nós professores nos sentíamos desautorizados, condicionados, impotentes para pôr um ponto final!!!
Foi preciso haver mortes, suicídios de alunos e professores!!!...E agora vêm os famosos inquéritos…os tais que já convivem connosco e que não levam a nada… diz-se que os directores das escolas vão ter mais poderes, mais autoridade, que o estatuto do aluno vai ser alterado…”Haja Deus”!!!
Enquanto não houver “uma mudança” “uma rotura/ruptura” como diriam os candidatos à liderança do PSD…
O que não vai mudar é esta minha vontade de fazer miminhos. É mais um vestido para uma bebé de 6,7, 8 meses com o pormenor do bolsito… gracioso, não é?

Sem comentários: