terça-feira, 15 de setembro de 2009

Avó genuína


Foto 7

Foto 8


Foto 1


Foto 2


Foto 3


Foto 4


Foto 5


Foto 6
“Ainda está para nascer” alguém que não tenha apreciado sobremaneira estes sapatinhos e não tivesse manifestado interesse em aprender a executá-los. Então, mãos à obra.
É suposto, claro, que se saiba fazer “liga” e “meia”. Para além de umas agulhas e um novelo de lã, é só seguir os vários passos que as imagens tão bem elucidam. Depois de se fazer um rectângulo em liga com os vários orifícios, se terem matado 10 malhas e se ter prosseguido o trabalho com listas de “meia” e “liga”, é só montar os carapins: coser e franzir com uma agulha própria para lãs. (Fotos 1, 2, 3)
As fotos 4, 5 e 6 são relativas à sola do sapatito – tornam-se a franzir as listas para dar o efeito pretendido (arredondado), cose-se quase toda a planta do pé e, de novo, franze-se a ponta (foto 5) para, então, finalmente rematar. Faz-se um cordão com agulhas de crochet para os atilhos e, eis, a tarefa concluída. (Fotos 7 e 8).
Em maré de entrevistas e debates, espero (também eu) ter contribuído para esclarecer com os meus PMEs (pequenos e médios ensinamentos) algumas dúvidas que, eventualmente, pairassem na mente das minhas leitoras!!!
“Sei que quase nada sei” mas mesmo esse poucooooooo…gosto de partilhar. Faz parte de mim, sou mesmo genuína para utilizar um adjectivo tão em voga na classe política!!!







5 comentários:

Unknown disse...

Apesar de 9 meses depois da altura em que precisei, gostei imenso de ver as imagens e explicações. (No entanto, ainda faltam imagens 6 e 7). Em Dezembro2009/Janeiro 2010 fiz várias tentativas para tricotar uma botitas a condizer com um casaquito que, esse, fiz sem grande dificuldade.Acabei por desistir. Tivesse então eu visto isto e talvez as tivesse feito.
Espero vir a ter mais um sobrinho/sobrinha para tentar de novo agora com melhores orientações. Obrigada
NOTA: Foi nessa altura que descobri este blog. Venho cá de vez em quando, apesar de nunca mais ter tricotado nada. Sou professora e os tempos estão difíceis...

sandra santos disse...

ola deve ser a segunda vez que por aqui passo,e adorei um casaquinho o tal sem costuras,há tempo que ando a tentar fazer e ainda não consegui uma receita legitima,será que me poderia dar umas luzes de como se faz,o meu email é mimosamargarida@hotmail.com

elisabete duarte disse...

uau! parece magia! como uma coisa tao simples pode parecer super complicada! obrigada pela dica.

sonia disse...

aforei os carapins vou experimentar fazer.
beijinhos

Chuva disse...

Muito melhor que qualquer receita de culinária!
Vou tentar!!