sábado, 28 de dezembro de 2013

Avó pacificadora







E porque estamos no final de mais um ano e também  porque um dos objectivos desta minha “pseudo” escrita é servir de memória futura aos meus netos, não podia deixar de lhes lembrar Nelson Mandela, personalidade não do ano mas provavelmente do sec.XX, apesar de nos ter deixado  muito recentemente, já num sec. posterior, mais precisamente em Dezembro de 2013.
O que fica quando tudo acaba? Madiba” como era conhecido, deixa uma história com várias vidas abarrotadamente preenchidas – líder político, revolucionário anti-apartheid levou a cabo um dos processos maiores de emancipação, transformou a África do Sul, sacrificou a sua própria liberdade pela dos outros.
Após 27 anos de cativeiro, revela-se ainda maior; indivíduo superior ética e moralmente, desculpa tudo e todos, odeia o ódio, disciplina a raiva, negoceia em liberdade!...um exemplo para o mundo! Adorado, diria mesmo idolatrado por multidões e multidões, para além de muitas homenagens e prémios, recebeu muito merecidamente o  Nobel da Paz em 1993.
Que este modelo de vida  nos inspire e incuta um espírito perseverante no alcance dos nossos desejos, sempre imbuídos de sentimentos elevados -  de união, entendimento e paz.

1 comentário:

Unknown disse...

Querida Professora

Que grande regosijo e orgulho sinto ao ler os textos com que nos vai brindando no seu espaço virtual.

Sabe bem saboriar as palavras e ouvir os sons com que harmoniosamente as torna numa doce melodia.

Não esqueço nunca os seus conselhos, as suas lições de vida e a simplicidade com que de forma tão sábia e afincada levava a cabo todas as suas tarefas.

Obrigada por tudo

Ana Morais