segunda-feira, 27 de junho de 2011

Avó decidida


















Andamos mesmo em maré de acordos!... Ele é acordo político, ele é acordo programático, ele é acordo interno, ele é acordo europeu, ele é acordo ortográfico...

Neste emaranhado, labiríntico plantel de acordos, quantos não são os desacordos que estiveram na sua génese e que, somente por via das circunstâncias, o deixaram de ser para passarem a "pseudo acordos"!...

Sempre gostei de acompanhar a evolução dos tempos. Vanguardismo?! não exageremos... contudo, apesar da minha (ainda não provecta) mas já avançada idade, abomino dias mornos, vazios, rotineiros em que nenhuma das suas 24 horas me traga nada de novo, me espicace alguma curiosidade, enfim, me acrescente (por pouco que seja) ou equilibre o meu nível de conhecimentos... sim, porque à medida que o tempo vai passando, muitos dados vão-se "auto deletando" para o disco rígido se ir renovando com novos ficheiros... por quanto tempo?!... isso já é outra conversa...

Sou uma aprendiza compulsiva!...

Contudo, em relação ao acordo ortográfico, a minha adesão não tem sido tão espontânea quanto era suposto.

É com ligeireza/ignorância(?!) que tudo se resolve a partir de agora se retirarmos as consoantes surdas ou usarmos ou não o hífen nas palavras compostas por justaposição... e as excepções?... e tantos outros casos que nos questionam dúvidas e para as quais ainda não temos meios acessíveis, capazes e habilitados para as elucidar?
As minhas previsões para os próximos tempos (que vão ser longos) não são famosas... vão ser múltiplas as versões para um mesmo texto... à conta do acordo ortográfico, tudo vai ser permitido, desculpado...

A minha decisão está tomada - enquanto não me sentir completamente esclarecida vou continuar a escrever de acordo com a antiga ortografia.

Decididíssima também estou a mostrar-vos cada vez mais miminhos sempre com uns laivos de novidade... este gorro a fazer "pendant" com o vestidinho... é lindo, funcional e fácil de concretização!...





















Sem comentários: