domingo, 28 de dezembro de 2008

Avó prendada


É incrível! Uma avó que até se considera minimamente “prendada”, ”uma fada do lar” chegar a esta idade e nunca ter feito uns sapatinhos, os tão conhecidos carapins!
E porquê uns sapatinhos nesta altura do campeonato?
Não, não é nenhuma ironia, nenhuma sátira ao caso Bush!
Estamos no Natal, e é na noite do nascimento do Menino Jesus que colocamos o sapatinho na chaminé. A Naninha também lá vai ter o seu, embora, este ano, ainda tudo lhe passe ao lado.
Ao contrário da maioria das pessoas, não dou apreço a esta quadra. Vale apenas e só pelo espírito de família e solidariedade que é criado (pelo menos um dia por ano!).
O Natal é das (e para as) crianças. E infelizmente nem para todas. Quantas são as que não têm família, estão doentes, …
Embora seja uma data em que se cultiva o tal espírito de solidariedade, a verdade é que, efectivamente, é a ocasião em que as desigualdades vêm mais à tona, são mais notórias.
Também já passei bons natais, em criança, com toda a família e deslumbrada com a magia criada à volta do Pai Natal. A noite de 24 era intensamente vivida com ansiedade, uma resistência medonha ao sono que acabava por me vencer e a corrida à chaminé, logo de manhãzinha, para me certificar se o presente tão desejado lá estava e se havia vestígios da passagem do Pai Natal pela chaminé.
No ano em que a minha desconfiança deixou de o ser, foi a desilusão total. Fiquei completamente desapontada, perdida e muito céptica aos pseudo axiomas dos crescidos. Tinha-se acabado a magia e com ela todo o encanto a ela associado.
Mais tarde a família foi-se reduzindo, um ano menos um, outro ano menos outro, deixando marcas irreparáveis, sempre mais sentidas nestas ocasiões festivas.
O Natal passou a ser uma época triste, pesada, cheia de angustia. Só com muito fingimento e disfarce me foi possível proporcionar os tais natais mágicos às minhas filhas e sobrinhos.
Apesar de tudo, quero que a minha neta também viva esses momentos fantásticos mas com toda a moderação, sem exageros e consumismos. "Quanto mais alto é o salto, maior é a queda".
Mas ainda voltando aos carapins! Cor de rosa com botões azuis escuros! Isto trás água no bico!!! Veja cenas do próximo capítulo!...

1 comentário:

Anónimo disse...

Quer dizer, eu sou a última a ver os carapins? Estão o máximo. A cinderela vai estrea-los no primeiro dia do ano de 2009!