quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Avó céptica





Uma autêntica aventura no Ministério da Educação! Foi, na verdade, um parto difícil…quando já se vislumbrava uma cesariana…(a criança) o entendimento nasceu!...Vamos lá ver é se é duradoiro!!!... Estou muito céptica!!!
Com muito diálogo, algumas cedências e, sobretudo muita diplomacia por parte da co autora das “Aventuras”, chegou-se ao fim de uma novela aparentemente encalhada que trazia professores e alunos inquietos e desnorteados.
Mas uma escritora que tão bem imagina epílogos para as suas muitas dezenas de livros, não iria conseguir uma solução ajustada ao problema?!!!
Ouvir-se da boca da srª ministra que vai haver disciplina, rigor, as crianças vão exercitar a memória!!! (aprender a tabuada, etc…), ter hábitos de estudo e desfrutar das novas tecnologias com peso, conta e medida, renovou em mim uma nova esperança no futuro. Não me disseram, nem li, ouvi directamente, srª ministra!...Saí do activo há um ano… muito triste, completamente decepcionada com o ensino… e com este discurso (assim ele seja posto em prática) (continuo a estar muito céptica) aparece uma luz ao fundo do túnel.
O que o país precisa é de capital humano, e isto só se consegue com as várias competências bem trabalhadas desde o primeiro dia de escola. Mãos à obra, já se perdeu demasiado tempo!...Vai valer a pena, srª ministra!!!
O que também vale a pena (na minha idade) é fazer estes e outros miminhos; potenciam outros tipos de capacidades e deixam-nos muito, muito reconfortadas!!!

Sem comentários: