quinta-feira, 6 de junho de 2013

Avó omissa


MarianaBabá, hoje não me contas uma história?
Eu – Claro, vamos lá! Na semana passada…lá muito…
Mariana – Mas, babá, isso não é uma história. As histórias começam sempre “Era uma vez” ou “Há muitos anos”..
Eu – Geralmente é como dizes… mas esta história é mesmo verdadeira, aconteceu há uns dias…lá muito, muito longe, na China… as autoridades foram chamadas por alguém que dizia ter ouvido um choro de um bebé… e sabes de onde vinham os gemidos?!... Vinham de um cano muito sujo e bolorento do prédio velho que essa pessoa habitava!!! Os polícias testemunharam o facto, imediatamente pediram socorro aos bombeiros para esclarecerem e aliviarem aquele aflitivo e desesperado chamamento. Desconfiados de certezas, cuidadosa e cirurgicamente serraram os canos e levaram com toda a velocidade a tubagem para o hospital onde, com muita ansiedade, muita perícia mas também com muita eficácia tiraram um bebé pequenino, um recém nascido com 2k e pouco, todo encolhidinho… o cano era muito estreito… repara na palma da mão da babá… era mais apertado do que este espaço!...
Mariana – E ele estava vivo?
Eu – Sim, mas muito sofrido, como podes imaginar!... Os médicos trataram muito bem dele para que pudesse sobreviver e ter muita saúde…
Mariana – E quem o pôs no esgoto?
Eu – Foi a sua própria mãe que o deixou escorregar pela sanita a baixo!!!...
Mariana – Mas isso não pode ser verdade! Todas as mães são boas… só os maus e as madrastas é que fazem maldades!
Eu- É verdade… mas esta mãe estava muito doente, sem forças e não conseguiu segurar o filho!!!
Mariana – E agora o menino? Vai viver com quem?
Eu – Há já muitas pessoas que o querem adotar, tratar dele, dar-lhe todo o amor, carinho e miminhos que ele merece…
Mariana – Então é uma história verdadeira, muito triste com final feliz…
EuÉ uma história com muita história e que vai fazer história…
Mariana  - O que estás a dizer?
Eu – Um dia, quando fores mais crescida, vamo-nos relembrar deste acontecimento e conversar sobre as condições miseráveis em que nascem e vivem a maior parte dos chinezitos, o elevado número de abandono de bebés, conhecer as regras que as mães têm de obedecer para terem os seus filhos, ou melhor, o seu único filho … e muitas, muitas outras coisas…








1 comentário:

Joana disse...

Que perfeição!