segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Avó instrutora












Embora seguindo a mesma matriz, este babygrow é diferente do já anteriormente apresentado - a substituir o canelado, quis dar-lhe alguma graciosidade (consegui?!) com uns torcidos minúsculos na parte superior (frente e costas) e nos pezitos.
É impensável "um(a) verdadeiro(a) artista" bisar uma obra... a temática pode ser recorrente mas a abordagem assume contornos específicos que forçosamente a distanciam da original!... Ah!... Ah!... Ah!...
Para "fazer pendant" imaginei um casaquito da mesma cor com um remate irrepreensível, não muito comum, todavia bem fácil que me proponho explicar. Paradoxo dos paradoxos - eu a ensinar tricô... eu que devia ter muitas e boas lições...! "fala o roto do mal remendado"...
Bem, mas "quem dá o que tem ... a mais não é obrigado(a)..."
Ficamos sempre com a sensação de obra acabada quando armamos o trabalho... e até lá... muito pontinho ainda se tem de dar...
Neste casaquito, depois de cosidas e pregadas as partes da frente, costas e mangas, fiz 2 tiras iguais (podia ser 1 única - eu não aconselho), com o mesmo nº de malhas.
Como?
A partir de cada extremidade fui montando numa agulha nº2,5, malhas (qb) até ao meio do pescoço (atrás); fiz 6 carreiras completas e na 7ª mudei para agulhas nº4; as restantes 9 carreiras voltaram a ser feitas com agulhas nº 2,5; com lã de outra cor, acrescentei mais 4ou 5 voltas.
Questionar-me-ão o motivo da mudança de agulhas.
É aqui que reside o busílis - essa carreira porque é mais folgada, ela própria quebra e dobra facilitando e proporcionando um trabalho com acabamento mais perfeito.
Finalmente, depois de pregadas as tiras conforme sugere a foto, desmancha-se a parte feita com fio de outra cor que apenas serviu para nos orientar na costura das tiras. Só falta mesmo pedir numa retrosaria molas para combinarem com as utilizadas no babygrow.
A fatiota está acabada e pronta para ser usada pelo Francisco, mano bebé da Maria Rita, boa amiga da Mariana!...

1 comentário:

mummy_I disse...

Ficou lindo! E bem quentinho, para os dias frios que ainda aí vêem!
Muit obrigado.