terça-feira, 29 de outubro de 2013

Avó esclarecedora


Não nos podemos queixar de falta de informação… se é de qualidade, isso já é questionável… mas que ela fervilha e se  vai infiltrando passivamente no comum dos mortais, é uma realidade. Quem é que hoje não dá o seu “palpite” em qualquer área, seja ela medicina, política, justiça… sob pena de, não esporadicamente, se dizerem autênticas barbaridades!...
No concerne ao ensino e  porque sou professora de Inglês, sinto-me com o dever de “deslindar” uma confusão instalada, talvez por inépcia de comunicabilidade – A obrigatoriedade do inglês no 1º ciclojá era, deixou de ser…
Nada disto. Todas as escolas eram obrigadas a oferecer aos seus alunos o ensino do inglês mas e somente como enriquecimento, era facultativo; os alunos podiam aceitar ou simplesmente recusar.
Como consequência desta decisão, no 5º ano, 2ºciclo, (onde aí sim, o inglês é obrigatório, faz parte do currículo), numa mesma turma  apareciam alunos já com alguns conhecimentos e outros simplesmente tábuas rasas. Prejudicados? Todos por razões óbvias.
Para evitar este desfasamento, o ministério propõe e bem a obrigatoriedade do ensino do inglês no currículo no 3º ano, justificando que o 1º e o 2º ano são essenciais para a sedimentação da língua materna.
Mas para quando? Ora aí é que reside o problema! Há quanto tempo se reclama esta medida!... e, agora que está tomada (parece…), e com tantos professores por aí desempregados… Falta de verba?! Essa eterna e imprescindível condicionante!...









E na área do tricô, especificamente em relação a estas sugestões de casaquinhos? Algum palpite?!!! É sempre bem vindo…