quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Avó confiante

Acabámos de presenciar o acontecimento mais relevante do ano de 2012 - a eleição do Presidente dos EUA. Apesar de bastante renhida, os eleitores americanoss, muito mais comedidos do que há 4 anos atrás, (tempo em que acreditavam que tinha chegado o Salvador da Pátria) deram, agora, tangencialmente a vitória a Obama.
Causas desta atitude moderada? Entre outras - as expectativas terem sido demasiadas, excessivas... o país também estar mergulhado num caos económico... com um desemprego assustador... o seu antecessor não ter sido um Sócrates mas um Bush igualmente irresponsável e megalómano... ...
Algumas promessas foram cumpridas, outras não passaram de ser anunciadas... enfim, deram-lhe o benefício da dúvida para neste novo mandato colmatar as lacunas alistadas e, assim, se redimir perante não só os seus eleitores mas todo o mundo!!!
Apesar de assistirmos hoje a uma falência de verdadeiros estadistas, (esperamos, para bem de todos, ser temporária) Obama tem tem um certo perfil de líder - é inteligente, empenhado, carismático, novo (contudo com grande experiência de vida pública "digna" (num mundo de corruptos!...não é despiciendo...), aliando-se a tudo isto uma presença física bem simpática, de enorme vitalidade com uma oratória fluente, dinâmica, sedutora e sobretudo revelando o tal "feelig" intuição política, expressão máxima de um grande governante.
Mas daí ao receber um Prémio Nobel da Paz!!!... Precipitações, imprudências?!!!...
Não nos podendo esquecer que a tarefa de governar um país com tamanha dimensão (6 fusos horários!!!), vamos acreditar que ele vai "dar a volta" pois todos nós, povo do mundo dependemos do êxito ou fracasso da sua política.






BOM TRABALHO, BOA SORTE, OBAMA!